História de “O LAR DO COMÉRCIO”

É em 26 de Junho de 1936, com a aprovação do Estatuto por alvará do Governo Civil do Porto, que surge “O LAR DO COMÉRCIO”, Instituição Privada de Solidariedade Social. A criação desta Obra visava assegurar aos profissionais do comércio, no termo duma longa vida de labuta, uma velhice mais feliz. De início na Rua dos Bragas, albergando 6 Hóspedes e mais tarde, em 1939, na Praça da República já com 60 idosos. Na prossecução da resposta aos objectivos que haviam presidido à sua fundação, em 1951, é celebrada a escritura da compra da quinta de Catassol e erguida a 1a. fase, em Outubro de 1954, para 150 Hóspedes.
 
Em Dezembro desse ano, foram transferidos para ali os Hóspedes que residiam no  edifício da Praça da República. No ano de 1969, reconhecendo-se a necessidade de melhorar as condições habitacionais, a qualidade de vida dos residentes e aumentar a capacidade de resposta, iniciou-se o projecto da construção da 2a. fase da Casa de Repouso. É em 1976 que se inaugura este imóvel com capacidade para cerca de 300 Residentes.
 
Na sequência do desenvolvimento da Obra, foram ainda criados um Centro de Dia, o Serviço de Apoio ao Domicílio (o primeiro em Portugal), uma Creche/Jardim de Infância e Salas de Actividades de Tempos Livres.
 
A construção de um novo edifício, onde se instalaram a terapia ocupacional e a biblioteca, tendo outra área sido transformada em museu, constituíram outras realizações desta Direcção que, em 2007, concluiu ainda a construção de um novo equipamento destinado às valências de Creche, Jardim de Infância e Centro de Actividades de Tempos Livres.
Para mais informações não hesite em contactar-nos:


Enviar-me uma cópia.